quinta-feira, 9 de abril de 2009

Você sabe o que é Região?

O termo região é freqüentemente banalizado no dia a dia, mas para os geógrafos é um conceito intelectualmente produzido, é uma maneira abstrata de conhecer a realidade. No Texto Região: um conceito complexo foi citado várias formas de definir o termo região ao longo da história

No conceito de Região Natural, influenciado pela corrente geográfica determinista, foi definida como um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e são integrantes. Herbertson, com base no clima, no solo e considerando a vegetação, divide o planeta em regiões, buscando uma base para estudos sistemáticos, focados na concepção ambientalista, compreendendo a relação homem e natureza. Nos estudos deterministas, esses geógrafos, impulsionados pela expansão imperialistas, definiram a natureza como fator predominante na caracterização dos diferentes modos de relações sociais, legitimando as colonizações, o imperialismo.

Com o possibilismo, a natureza não é mais fator crucial no desenvolvimento do homem. O conceito de região foi nomeado Região Geográfica, que é, sem duvida, uma região humana na visão da forma de Geografia Regional. Com o produto da adaptação humana, no meio natural, surge o conceito paisagem. Essa paisagem possui elementos edificados pelo homem, que, com o passar do tempo, constituirão um equilíbrio com a natureza.

Na Nova Geografia, o conceito região, foi definido como um conjunto de lugares onde as diferenças internas entre esses lugares são menores que as existentes entre eles e qualquer elemento de outro conjunto de lugares. Os estudos realizados pela Nova Geografia possuíam caráter estatístico, onde duas divisões regionais deverão apresentar os mesmos resultados, independentemente de terem sido feitas por dois pesquisadores distintos. Possuíam princípios de classificação e analogia, características das Ciências da Natureza. Para eles, região não era considerada uma entidade concreta e sim uma criação intelectual marcada por propósitos especificados.

A Geografia crítica surge na década de setenta para se opor e repensar vários conceitos da Geografia, tem como princípios a dialética e o materialismo histórico de Karl Marx. Assim, considera região e o tema regional sob uma articulação dos modos de produção.